Luiz Fernando Gonzaga Filho / Cassiano Ferreira Novo*
Quando há uma discussão sobre o bom trânsito de veículos, rapidamente pensa-se em uma via que garante aos usuários a chegada ao destino o mais rápido possível. Contudo, de fato, essa não é a única variável já que, a segurança no deslocamento desses veículos é também de fundamental importância por salvar vidas e impedir interrupções abruptas no deslocamento. Mas como as cidades ao redor do mundo estão trabalhando com esse tema?
Radares de velocidade na cidade de São Paulo reduziram os congestionamentos e não causaram atrasos
Nos anos de 2012 a 2016 a cidade de São Paulo adotou diversos radares de velocidade com valores menores que anteriormente com o intuito de diminuir os congestionamentos e diminuir a probabilidade de acidentes, em especial com pedestres. Para discutir os resultados da medida, é importante se levar em consideração a velocidade média das vias: em geral, nos horários de pico esse valor chega a 6,9 Km/h. Ao se reduzir a velocidade, o efeito da frenagem abrupta entre veículos, que é uma das principais causas de acidentes, é minorado e de fato houve uma redução nos acidentes e consequentemente nos congestionamentos, compensando assim o aumento no tempo de viagem.
Integração entre órgãos de fiscalização garantem a coesão do trânsito de Brasília-DF
O núcleo da cidade de Brasília foi completamente planejado, o que garantiu excelentes vias expressas. Mas, conforme visto acima, essa não é a única variável. Com o intuito de coibir abusos no trânsito, o Detran-DF, a PMDF, o DER e o DNIT estão atuando juntos em 3 frentes de trabalho: engenharia, educação e esforço legal. Sobre a primeira, o principal objetivo é garantir o bom funcionamento das vias, solucionando problemas logísticos, como congestionamentos e acidentes. Além disso, há um forte trabalho na gerência estatística dos acidentes. Com relação à educação, a atuação se dá principalmente em escolas em que o principal objetivo é estimular as pessoas a tomarem decisões seguras e sustentáveis no trânsito. Por fim, no esforço legal, o objetivo é extremamente claro: garantir leis efetivas e o cumprimento das mesmas e da punição daqueles que prejudicam a segurança nas vias.
Cidade italiana implementou um sistema de monitoramento e controle de tráfego gerando um aumento na segurança
A cidade de Perugia, na Itália, adotou sensores na cidade que geram informações em tempo real sobre o trânsito que facilitou os órgãos competentes a tomarem decisões. Uma delas está relacionada à velocidade permitida nas vias. Conforme o cruzamento dos dados de monitoramento, é possível indicar a velocidade que mais otimizará o trânsito garantindo a segurança da via e a fluidez.
É de suma importância levar-se em consideração na tomada de decisão do trânsito a fluidez e a segurança, já que ambas são interdependentes. A Mobilidade Segura realiza projetos que garantem uma solução que contemple ambas as variáveis. Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas!
Caso você tenha interesse sobre alguma informação do artigo ou tenha alguma dúvida, estaremos aqui para trocarmos experiências. Você pode enviar um e-mail no [email protected], deixar mensagem abaixo no blog ou mandar uma mensagem no WhatsApp da página da Mobilidade Segura EAD!
*