Luiz Fernando Gonzaga Filho / Cassiano Ferreira Novo *
Uma das grandes necessidades humanas é a de viver em segurança. Por conta desse fator, é de extrema importância que as cidades promovam um ambiente cada vez mais seguro para seus habitantes. Com o avanço da inteligência artificial (IA), abriu-se um leque de possibilidades para a automatização de tarefas e desenvolvimento de novas tecnologias. Atentas a isso, muitas cidades saíram na frente ao aplicar a IA para ajudar a tornar o espaço urbano mais seguro.
Câmeras com IA ajudam a trazer mais segurança em cruzamentos na cidade de Melbourne
Com a crise do coronavírus, muitas pessoas passaram a rever seus hábitos e transporte. Na cidade de Melbourne não foi diferente e consequentemente houve um aumento em 600% no uso de bicicleta. A Universidade de Melbourne em parceria com a Cubic Transportation Systems, com o intuito de garantir o fluxo adequado de veículos e pessoas, vem testando o uso de câmeras de monitoramento em tempo real a fim de garantir travessias mais seguras para pedestres, ciclistas e carros. Com esses dados foi possível determinar o tempo mais adequado de luz verde nos semáforos favorecendo a passagem de bicicletas e também de acionar a emergência imediatamente em acidentes.
Ônibus autônomo vem sendo testado ao redor do mundo
Em pequena escala, algumas cidades finlandesas e chinesas e Singapura vêm se beneficiando de um sistema de ônibus parcialmente autônomo. Esse feito foi possível a partir de um algoritmo de inteligência artificial que auxilia o motorista a tomar decisões. Com os testes, está sendo possível, por exemplo, obter uma frenagem preditiva mais segura, reduzindo acidentes envolvendo os ônibus que em geral se tornam tragédias.
Semáforo Inteligente em Pittsburgh reduz tempo de viagem em vias expressas
Com o objetivo de promover soluções inteligentes para a controladoria de tráfego, a Universidade de Carnegie Mellon criou um software chamado SurTrac que coordena o fluxo de carros a partir da organização inteligente de nove semáforos em 3 vias expressas de Pittsburgh. Como resultado, o tempo de viagem reduziu-se em 40%, o número de paradas caiu 30% e as emissões de gases estufa locais diminuíram 20%.
Alibaba cria software chamado “Cérebro da Cidade”
Com esse software, o gigante chinês do e-commerce pôde ajudar cidades chinesas a minimizar e organizar o tráfego urbano utilizando dados de semáforos inteligentes e câmeras (assim como em Melbourne) com reconhecimento de imagem. Os grandes benefícios dessa tecnologia são na redução de acidentes e na maior rapidez em emergências, oriunda da melhora no trânsito.
Conforme visto acima, a IA está revolucionando a mobilidade urbana trazendo mais segurança para todos os usuários: dos pedestres aos motoristas. A Mobilidade Segura está atenta as vantagens que a inteligência artificial pode promover para as cidades com o intuito de torná-las mais seguras. Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas!
Caso você tenha interesse sobre alguma informação do artigo ou tenha alguma dúvida, estaremos aqui para trocarmos experiências. Você pode enviar um e-mail no [email protected], deixar mensagem abaixo no blog ou mandar uma mensagem no WhatsApp da página da Mobilidade Segura EAD!
*