O feriado de carnaval, entre todos, é o mais violento no trânsito brasileiro. E o excesso de velocidade é um comportamento considerado um dos principais influenciadores.
Atenção especial também às ultrapassagens inadequadas, distrações, manutenção inadequada e os aspectos físicos e psicológicos na condução viária, principalmente pela influência do álcool, fadiga e sono.
Continuando na velocidade, a Organização Mundial da Saúde recomenda que as áreas urbanas deveriam ter velocidade máxima de 50km/h, pensando principalmente, na segurança dos mais vulneráveis, pedestres, ciclistas e motociclistas. Estes são responsáveis pela maioria das mortes no trânsito mundial.
Não é diferente aqui no Brasil. Mas, houve uma mudança legislativa significativa em relação à velocidade nas estradas/rodovias, aumentando a velocidade de 80km/h para 90km/h para caminhões em rodovias de pista simples. Você sabia? Tenha uma atenção redobrada com caminhões, principalmente no final de descida de serra.
A representação da velocidade por nós precisa seguir um caminho de mudança, mesmo que traga emoções fortes, é um risco que não deveria ser assumido. As consequências serão definitivas, lembre-se!
Desejamos um ótimo carnaval, com uma mobilidade segura nas estradas!
Confiram abaixo duas reportagens sobre velocidade nas áreas urbanas e rurais (rodovias), realizadas pelo Fundador da Mobilidade Segura Cassiano Ferreira Novo.
Velocidade na Área Urbana:
Velocidade na Área Rural (rodovias):