Segurança Viária

A segurança viária global pós-conferência

Cassiano Ferreira Novo

 

Declaração de Estocolmo, resultado da 3ª Conferência Global de Alto Nível de Segurança Viária, reforça e conecta a Agenda 2030, em especial o objetivo específico 3.6, que visa reduzir em 50% o número de lesões graves e mortes decorrentes do trânsito. Reiniciando assim a meta para 2030! Vamos juntos?

Outro reforço foi estratégia de parcerias e lideranças, pois as ações isoladas têm menos força e impacto em relação às que estão alinhadas e integradas. A segurança viária foi posta nesse evento como uma responsabilidade compartilhada, de todos: sociedade civil, setor público e privado, mídia, política, universidades, ONG´s ou qualquer outro tipo de liderança transformacional. Juntos teremos mais chance de alcançarmos a meta tanto almejada. Estamos passando por uma epidemia sinalizada, mas banalizada pela sociedade de forma geral. É preciso quebrar essa barreira. Que sugestões você tem?

Outro destaque foi a gestão de dados, base para decisões e encaminhamentos de prevenção. Sem dados, sem efetividade. Precisamos de pesquisas técnicas e científicas para que nossas decisões e ações consigam alcançar a mudança desejada, principalmente em relação aos fatores humanos, como a cultura de segurança viária, percepção de risco e comportamentos diante dos riscos dos trajetos realizados por todos diariamente. Programas e projetos com base em evidências. Precisamos identificar e analisar, em cada região, os fatores de riscos psicossociais e comportamentais que mais estão influenciando nas ocorrências graves de trânsito nos municípios e regiões.

“Sem dados, sem efetividade na mudança de comportamento e necessária evolução da maturidade da cultura de segurança viária.”

O fator humano mais uma vez foi sinalizado como maior causador das ocorrências, algumas literaturas trazem entre 60% e 80%, outras até 90%. Alguns pontos comuns foram destacados, como: conduzir sob substâncias psicoativas (remédios, drogas e/ou álcool); ineficiência na utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção para crianças; conduzir e caminhar de forma distraída; e como principal o excesso ou inadequada velocidade. O benefício percebido de chegar antes mostra-se desproporcional às consequências desse comportamento. Somente programas e campanhas permanentes de conscientização mudarão os comportamentos de massa. Mas, como a maioria das mortes está concentrada nos países em desenvolvimento, precisamos de campanhas integradas com uma eficiente legislação e uma forte fiscalização para o cumprimento das normas e regras de circulação.

A velocidade dos veículos em ambientes de circulação dos mais vulneráveis, como pedestres com mobilidade reduzida (Idosos e Pessoas com “Deficiência”) e crianças, foi indicada como velocidade segura 30km/h. Temos aqui em Curitiba/Brasil uma boa prática inovadora premiada pelo Prince Michael International Road Safety Awards e Lúcio Costa, durante a 2ª Conferência Global de Alto Nível de Segurança Viária, em Brasília. Um projeto que foi pioneiro no Brasil sobre Cidades Inteligentes, aumentando o tempo de travessia de pedestres com mobilidade reduzida em cruzamentos semaforizados, a partir da interação das pessoas com sensores e uma reprogramação semafórica. Uma tecnologia com visão humana!

Quando preparamos uma cidade para pessoas com mobilidade reduzida, preparamos uma cidade para todos!” 

A velocidade “segura” na área urbana foi sinalizada pela OMS como 50km/h, mas ainda temos dificuldades políticas e culturais para implementarmos nas cidades ao redor do mundo. A Tecnologia necessária já existe, mas falta o valor à vida como prioridade para os Decisores! A Visão Zero, citada como sugestão para alcance em 2050, hoje mostra-se um caminho comum para revertermos essa realidade. Confira AQUI o que foi falado sobre na conferência sobre a Visão Zero.

Precisamos caminhar para os 50km/h nas cidades, você tem sugestões e atitude para convencer os Decisores?

Confira AQUI o que foi debatido no evento sobre a velocidade segura!

A Conferência também deu destaque especial às tecnologias. Uma cidade inteligente é uma cidade segura no trânsito! Muitas tecnologias estão sendo usadas na segurança viária, controle de velocidade e curvas, mecanismos automáticos de emergência e prevenção, distância segura dos veículos à frente, mudança de traçado e sinalização na pista, frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, alerta de distração, monitores de trajetos interativos, câmeras de monitoramento de conduta, e outras tantas mais. Agora com o aumento das redes de internet e a vinda da IoT e IoP, as tecnologias terão maior êxito na prevenção de ocorrências indesejadas, principalmente com os veículos autônomos, tendo muito menos erros. Os sensores e a inteligência artificial dominarão as cidades! A explosão das Startups começou! 

As cidades inteligentes do futuro precisam ter uma cultura inteligente também! Temos muitos projetos de infraestrutura e produtos, mas poucos para tão almejado Cidadão Inteligente! Compartilhar o cuidado com a vida é o grande desafio para circularmos com a segurança viária tão almejada! Só mudamos quando enxergamos e percebemos possibilidade, para assim desejar deixar de lado desvios culturais, que nós mesmos realizamos, para adotarmos práticas mais sustentáveis.

Para eliminarmos as mortes e lesões graves no trânsito, precisamos eliminar uma cultura imediatista que visa apenas resultados de curto prazo e indicadores quantitativos. A Visão Zero possui como eixo central a melhoria dos indicadores qualitativos em seus programas e projetos de segurança viária e sustentabilidade. A morte zero é uma consequência de práticas eficientes!

A equipe interdisciplinar premiada da Mobilidade Segura está pronta para a Agenda 2030 e para continuar o trabalho de salvar vidas no trânsito, principalmente na implementação da NBR ISO 39001 e programas de evolução da cultura corporativa de segurança viária! Vamos juntos?!

 

1 Comentário

  1. Excelente, melhor não existe!
    Resultado de um trabalho construído, ao longo dos anos de experiência.
    Merecidamente reconhecido!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💯

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